25 de Março, 2019 | Por admin

Audiolivros Podem Te Fazer Ler Mais

Os audiolivros estão chegando com força no Brasil. Após alguns anos de expectativa e especulação, o formato promete ser uma das grandes novidades do mercado editorial em 2019. Apesar de já ser bem comum nos Estados Unidos e Europa, os audiolivros são algo novo para o público brasileiro. Poucos aqui tem o hábito de ler audiolivros e muitos sequer chegaram a testar o formato.

É provável que leve um tempinho até o formato se consolidar aqui, mas as chances do audiolivro virar moda são muito grandes. Não é atoa que é o que mais cresce no mercado editorial americano há anos. O formato traz praticidade e pode ser consumido de maneiras diversas (para conhecer algumas formas diferentes e legais de ler audiolivros, veja esse post. Além disso, existe um elemento “mágico” no áudio, fruto do trabalho de produção e interpretação dos atores. O objetivo é dar “vida” ao livro.

Uma das maiores vantagens do áudio, que é o foco desse post, vem das suas diferenças para o e-book e o livro impresso. Alguns acreditam, de maneira equivocada, que o digital veio para substituir e eliminar o livro físico. Com os e-books, essa teoria até pode fazer sentido, visto que a pessoa precisa dedicar a mesma concentração para ler um e-book ou um livro físico. Com os audiolivros é bem diferente; você pode ouvi-los em momentos em que normalmente não poderia ou conseguiria ler um e-book ou um brochura (no trânsito, praticando exercícios, lavando louça, faxinando a casa, etc).

Isso faz com que consigamos aumentar nosso ritmo de leitura ao equilibrar a leitura de livros impressos/e-books e audiolivros. Muitas pessoas passam mais de uma hora por dia no trânsito: dirigindo, no uber ou no transporte público, totalizando cerca de 22 horas mensais.

Se esse tempo for utilizado para ouvir audiolivros, leremos cerca de 4 livros por mês e transformaremos momentos de espera em experiências de aprendizado e edificação. Isso considerando só o tempo de trânsito.

Se adicionarmos o tempo praticando exercícios, limpado a casa, no banho, etc… podemos aumentar ainda mais a quantidade de livros lidos por mês.

Outra função dos audiolivros que podem nos ajudar a aumentar a leitura é a aceleração da velocidade. Podemos colocar o player na velocidade 1.25x, 1.5x ou 2x do normal. É uma espécie de leitura dinâmica de audiolivros. Dessa maneira, podemos ler mais ou podemos analisar uma obra que temos curiosidade e, se gostarmos, ouvimos na velocidade normal ou compramos o livro impresso para ler devagar e marcar os trechos preferidos.

Existem diversas maneiras de ler audiolivros. Nós da Pilgrim temos recebido testemunhos bem legais de nossos usuários. Pessoas aprendendo e sendo edificadas em qualquer momento e em qualquer lugar. Nós cremos que o audiolivro é uma tendência que veio para ficar no Brasil e esperamos abençoar muitos irmãos por meio de um serviço de qualidade, com um preço justo e um conteúdo edificante. Vem nos ajudar nessa missão.

Estamos juntos no caminho.

Leonardo Santiago – Cofundador